quinta-feira, 27 de novembro de 2008

O homem e a célula

É assim a evolução. Os seres evoluem para formas com sistema nervoso mais complexo de modo a poder reagir às ameaças neste mundo de forma eficaz para salvaguardar a sua sobrevivência.

No entanto, junto com a inteligência ganhamos algo mais, algo que pode comprometer a sobrevivência da nossa espécie.

Comparando a relação célula como parte do homem, e homem como parte da humanidade podemos ver como os mecanismos de evolução nos estão a comprometer.

Apoptose
Pode ser originada por vários motivos, mas de modo simplificado, quando uma célula deixa de cumprir as suas funções em condições ou simplesmente não é mais necessária, ela decide autodestruir-se, não comprometendo assim a funcionalidade do organismo.
Nós, Homem, por via de envelhecimento ou trauma que nos podem comprometer fisica ou mentalmente, tentamos prolongar a nossa vida até ao limite do nosso corpo, continuando a consumir recursos ( comida, tempo, dinheiro ) mesmo não voltando a retribui-los à sociedade. Fazemos isso e permitimos que outros o façam porque temos uma ligação mais complexa que duas células juntas.

Replicação
Uma célula não se replica sem razão. Ela replica-se quando é necessário, quando é a altura certa. Quando há replicação descontrolada celular indica um problema muito grave, um deles pode ser a neoplasia maligna, também conhecido como cancro.
Nós, Homem, povoamos o mundo todo, colonizamos cada região, multiplicamo-nos descontroladamente consumindo recursos do local onde estamos.  Com isto limpamos em um século grande parte das reservas naturais do nosso planeta. O que metafóricamente, faz de nós um cancro neste planeta.

(...) mais ideias virão.. (....)

Mas posso concluir com um pensamento.. as ligações que criamos os individuos da nossa espécie, são um mecanismo evolutivo, ou são uma limitação, uma característica que adquirimos e só ainda a temos porque somos agora donos da selecção natural?

Sem comentários: